Projeto das bananas resistentes às geadas para o clima com invernos frios

Qual amador das bananas e plantas tropicaís nos países frios está sonando de uma comestível banana resistente aos invernos frios como Musa basjoo e pode ficar no inverno de fora com proteção de inverno como Musa basjoo im Freien e produz frutas comestiveís como Musa 'Prata' ou 'Nanição'??

Até agora apenas Musa basjoo e suficiente resistente aos invernos frios para ficar com os pseudocaules pela proteção de inverno e com possibilidade de florescer e frutar. Mesmo na Suécia do sul no jardim do Leif Klingström em Ängelholm uma Musa basjoo já floresceu! Mas as frutas não se maduram na Alemanha certamente mais! Mesmo no Ticino na Suiça as sementes de Musa basjoo ainda se madura e capaz de germinar embora as frutas ainda ficam verde e são amergosas e secas no sabor.Tambèm eu consegui germinar uma Musa basjoo das sementes. Isto prova que Musa basjoo pode ser criado pelas sementes como também Musa sikkimensis, 'Helen's Hybrid', balbisiana, cheesmani, yunnanensis, itinerans, nagensium e xishuangbannaensis.

Na verdade Musa sikkimensis e 'Helen's Hybrid' têm frutas comestiveís e doces apesar de sementes nas frutas, mas elas não são tão resistentes como Musa basjoo e os pseudocaules delas só sobrevivem invernos excepcionalmente amenos como os dos anos de 1988/89, 2006/07 e 2007/08 na Alemanha pela proteção muito boa. Elas poderam florescer e frutar só pela proteção de inverno com aquecimento (cabos de aquecimento com termostato). Musa balbisiana já sobreviviu no jardim botânico "Kölner Flora" na Colônia na Alemanha pela boa proteção de inverno por vários anos, mas só rebrota dos rizomas na cada primavera e os pseudocaules dela sempere morrem até a superficie do solo no cada ano apesar de proteção de inverno. Se você quer conseguir que Musa sikkimensis, 'Helen's Hybrid' e balbisiana sobrevivem por muito tempo, você deve só plantar plantas velhas com rizomas parcialmente lignificados com filhotes e dar elas uma proteção de inverno com aquecimento. Também Musa cheesmani e nagensium não são tão resistentes que Musa basjoo. Também Musa yunnanensis, xishuangbannaensis e itinerans são menos resistentes que als Musa basjoo, a resistência aos invernos frios poderia ser melhorada por cruzamentos com Musa basjoo verbessert. Mas nos anos últimos umas novas espécies da Musa na planalta chinês que podiam ser semalhantes na aparência à Musa acuminata e mais ou menos resistentes como Musa basjoo, ainda só em descrição e aida não chegaram na Europa, nos EUA e Brasil.

Também Musa 'Orinoco' de outro nome 'Figo', 'Prata' de outro nome 'Dwarf Brazilian', 'Ice Cream' e 'Dwarf Orinoco' pertencem aos tipos das bananas mais resistentes às geadas, mas não são tão resistentes ao frio que Musa basjoo, mesmo um pouco menos resistente que Musa sikkimensis. Mas a Sra. Ingrid Kolontaj na Colônia na Alemanha (apenas em Alemão) já hibernou uma bananeira de frutas de tipo 'Figo' na proteção de inverno com cabos de aquecimento com termostato e já colheu frutas maturas. Mas a proteção de inverno estava equecida por cabos de aquecimento com thermostato que o pseudocaule sobreviviu. Mas não cada pessoa pode financiar a hiberação da banana menos resistente ao frio pelo aquecimento na proteção de inverno por causa dos custos de eletricidade que aumentam no cada ano, e seria um desperdício de energia e custará demais. Por isso uma bananeira de fruta com mesma resistênica como Musa basjoo ou com melhor resistência aos invernos frios que ela, ela será mais amável ao ambiente!

Para criar bananas de frutas resistentes aos invernos frios, a Musa basjoo devia ser cruzada com Musa sikkimensis, 'Helen's Hybrid', 'FHIA-01', 'FHIA-18' e 'FHIA-21'. Musa basjoo, sikkimensis e 'Helen's Hybrid' são diplóides, 'FHIA-01', 'FHIA-18' e 'FHIA-21' tetraplóides ao contrário. E os tipos 'FHIA-01', 'FHIA-18' e 'FHIA-21' são resistentes às doenças, as duas últimas estão disponíveis também no Brasil. Se cruzar elas com Musa basjoo, o resultado será bananas de fruta triplóides sem sementes nas frutas que ficaram na resistência aos invernos frios mais como Musa basjoo e na resistência às doenças como tipos de FHIA, se os cruzamentos ficaram com sucesso. Mas um cruzamento Musa basjoo x sikkimensis ficará na qualidade na fruta semalhante como Musa x paradiesacea, mas muito mais resistente às geadas que Musa acuminata x balbisiana, mas ainda contendo sementes. Mas como obter bananas resistentes ao invernos frios com frutas sem sementes? As frutas sem sementes são chamadas como partenocárpico.

Enquanto a teoria, mas também os tipos triplóides e diplóides foram cruzados juntamente com sucesso, no Brasil Musa 'Prata' (AAB) e 'Pacovan' (AAB) estavam usadas para cruzar com Musa 'M53' (AA), assim vários novos tipos tetraplóides (AAAB) resistantes às doenças como 'Japira' e 'Vitória' surgiram. Pela polinização Musa 'Prata' formar umas sementes fértiles nas frutas que podem ficar usadas para plantar. 

Já na década de 1930 Musa basjoo foi cruzada com Musa 'Mysore' com sucesso. No cada dos 10 cachos um 1 semente foi encontrada, total 10 sementes e 5 germinaram e resultaram plantas fortes e viables. Aparentemente, esta interseção nunca é colocado no mercado e também nunca examinada como banana de fruta resistante aos invernos frios. Felizamente recebiamos mudas de Musa 'Mysore' do Helton Josué (Colecionando Frutas). Um biólogo americano, Shannon Di Corse, um cientista quem está renovando uma antiga coleção das bananas em Trinidad, me explicou no câmbio dos e-mails que os cruzamentos em caminho oposto seram possiveís, muito mais sementes podiam ficar produzidas e os cruzamentos ficam sem sementes quando pólens das bananas partenocárpicas como Musa 'Mysore', 'Prata Ana', 'FHIA-18' e outras ficam transferidos às espécies selvagens que formam sementes. Também um video (apenas em Inglês) explica a criação nesta direção. O cruzamento antigo Musa 'Mysore' x basjoo queremos renovar em caminho oposto para produzir plantas para examinações como bananas de fruta restistentes aos invernos frios.

Também este projeto precisa uma residência permamente na nossa chácara para executar o projeto com sucesso, porque especialistas e expertos experientes neste seto como Dr. Chris Stührk (doutorado em biologia quem mora na Colônia na Alemanha no momento), um engenheiro ambiental brasileiro desde nosso bairro em Lucianópolis e Helton Josué Teodoro Muniz de Colecianando Frutas são necessários. Para conseguir autorizações de residência mais adequadas nós estamos procurando um instituto reconhecido nacionalmente e patrocinadores quem sustentam os nossos dois projetos "Bananas resistentes às geadas" e "Terra Preta". Primeiramente o Dr. Chris Stührk está procurando um instituto no Brasil no estado de São Paulo, para este ele poderia ficar ativo. Eu mesmo adquiri o meu conhecimento de bananas e experimentei ao longe dos anos, intercambiei com cientistas, mesmo com um pesquisador de banana Markku Häkkinen da Finlândia, nos internet fóruns e com amadores de banana, e também escrevi um livro sobre bananas na lingua alemão com o título "Tropische, subtropische und winterharte Bananen". Eu exerco a pesquisa das bananas como hobby, não tenho vestibular e nunha tenho estudado, mas um segundo grau muito bom que qualificar me para fazer o vestibular, era o melhor da classe, também tenho um certificado comenda da Cámara de Comércio da Nuremberg como o melhor da transição de ano da graduação do ano de 1991, eu terminei a minha formação como auxiliar de escritório com todas as honras. Isto prova um talento alto que só 3 de 1000 pessoas têm. Desde o ano de 2007 eu estou aprendando Português na aula privada. Eu podia mandar para o senhor um exemplar de referência do meu livro na lingua alemã (se o senhor não saber Alemão, poder usar a versão portuguesa do nosso website sobre bananas e nosso jardim espécial ao lado de lago como referência, se o senhor poder me possibilitar de solicitar talvez um visto de pesquisador o que a Polícia Federal em Bauru me sugeriu no dia 7 de janeiro de 2013 ao tempo que ela me rejeitou a prorrogação para a começa de março de 2013 por causa da nova lei de residência dos turistas como cidadões da região de Schengen (União Europeia) com exclusão de cidadões de Inglaterra, Irlanda, Polônia e Portugal e só dou me uma pequena prorrogação para o dia 1 de fevereiro de 2013.

Mas também bananaís nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parcialmente também em Paraná estão no risco de gelar. As geadas nas noites podem aparecer, quando também raramente. Já os cafezaís ficaram com danos ou morreram por causa de geadas de repente na intrusão de ar polar da Antártida no inverno e todas as colheitas de café foram destruídas. As bananas das frutas resistentes às geadas podiam ser proveitosas. E as possibilidades de cultivar bananas podiam ser ampliadas aos países e às regiões mais frios.

Qual instituto reconhecido nacionalmente e qual patrocinador com contatos com institutos reconhecidos nacionalmente querem ajudar nos? Por favor, contatar conosco pelo e-mail para o Sr. Dr. Chris Stührk (Alemão, Inglês e conhecimentos básicos de Português), Helton Josué Teodoro Muniz (Português) ou mim (Alemão, Português e Inglê), Joachim Jäck.  Ou dar nos um terreno com solo fértil para cultivar bananas (solo vermelho, não deve ser solo arenoso, ótimo é argilo com húmo) na região de Lucianópolois ou Angatuba.

 

Criado por Joachim Jäck no dia 1 de novembro de 2013