Projeto de Terra Preta

O nosso terreno só tem solo arenoso nos mais lugares, também no fundo de 3 metros só tem areia, sem significativa cobertura de terra preta. Os experimentos de cultivar bananas não ficaram com muito sucesso. Cultivo das bananas não é possível em toda parte do nosso terreno, apenas perto de casa e na semi-sombra com solo vermelho que usado como  estabilizador para os fundamentos das casas em Lucianópolis. O solo vermelho é mais fértil que a areia, rete mais água que a areia. A bananal antiga do nosso caseiro Antônio tem solo vermelho, também o terreno do Helton Josué em Angatuba. As bananeiras ainda prosperam bem onde o solo arenoso está preparado com solo vermelho, folhas e máteria orgânica de galhos cortados nos lugares perto de caixa de água. A cobertura de máteria orgânica e folhas no lugar das plantas rete o solo mais úmido e fresco, e protege as raizes contra sobreaquecimento e desidratação demais rápida. Para enriquecer o solo arenoso com nitrogênio o amendoim (Arachis hypogaea), o amendoim prospera bem no solo arenoso. Abaixo de abacateiro eu deixei muitas folhas, aquela uma rarefeita cobertura de húmus já se formou. Também com o esterco do eu fiz uma experiência boa, as bananeiras cresceram com esterco do cavalo muito bem, também o esterco do cavalo produziu estruturas de húmus. Mas o vizinho em frente de nossa rua não tem cavalos mais, por isso não recebemos esterco do cavalo mais.

Ao lado de lago ao contrário as condições para um limitado cultivo das bananas estão boas, sem muito tratamento as bananeiras prosperam ao lado de lago bem, o nível do lençol freático é alto, um lugar mais pantanoso. Também na época seca se fica mais verde lá. As bananeiras mesma cresceram mais maior lá e também floresceram e frutaram!A sombra leve favorece o crescimento das bananas, bananas crescem nos lugares nas orlas de florestas, clareiras, ribeiras e bordas dos lagos onde o solo é rico com máteria orgânica. Um jardim espécial das bananas raras foi instalado ao lado de lago.

No bairro de Loteamento das Antas em Lucianópolis o solo consiste em areia sem signficitiva cobertura de húmus numa grande parte. O cultivo das bananas é difícil lá, muitas bananeiras não prosperam bem e nunca produzem várias vezes. Por isso a nossa vizinha japonesa quem funciona uma grande horta tentou cultivar bananas desde mais que 8 anos sem sucesso e as plantas fazeram pior, elas nunca floreseram e produzem durante eu estou com muito mais sucesso por causa de oberservações exatas, experimentos, conhecimento espécial, experiências e cooperação com um antigo fazendeiro de banana.

É proibido de município de Lucianópolis cobertar o todo terreno com solo vermelho por causa de nascentes e riachos, o terreno não deve ficar menor permeável à água, na outra maneira o balanço hídrico ficar estorvado. Por isso o solo só pode ficar usado limitado, a melhor solução é a produção de cobertura de húmo de terra preta. Terra preta é muito fértil e rico na máteria orgânica.

Há mais de 100 anos na região de Lucianópolis foi uma densa floresta tropical densa que foi desmatada e desflagrada por causa de povoadores, o solo foi sujeito a esgaravfico e corroeu que apenas o nude solo arenoso ficar hoje. Também na região da Amazônia muito floresta tropical fica desmatada e desflagarada e transformada aos ervçaís que corroem para parámo e deserto. A cobertura de húmo só se estabelece quando o solo sempere fica na sombra das árvores e fica fresco, as árvores protegem o solo contra ressicação e também contra corrosão pela chuva tropical, em adição as raizes retem o solo. E as folhas caidas e os galhos caidos ficam no solo e apodrecem mais e mais à máteria orgânica ou cobertura de húmo.

Infelizamente os galhos cortados ficam jogados à rua e eliminados pela limpeza pública. Um circulatório ecológico deve surgir para fazer um jardim ou uma chácara fértil e também fazer capaz para o cultivo das bananas. Os galhos cortados ficam rachados e colocados como cobertura sob as árvores em seguida. Na adição também árvores ficam plantdos que prosperam no solo arenoso bem e dão boa sombra. Nunca eucaliptos devem ficar plantados, eles crescem demais rápido e roubam demais muitas nutritivas  e água do solo, e também ficam demais grande, e estorvam linhas de corrente e recepção das parabólicas. É melhor plantar fruteiras nátivas do Brasil que também disponíveis no viveiro de Colecionando Frutas. Também o abacateiro (Persea americana) é capaz. Na cobertura da máteria orgânica também esterco do cavalo ou boi deve ficar misto, às vezes também pouco calcário. E os troncos mais gordos e maiores galhos cortados podem ficar usados para produção de carvão vegetal que poder ser picado e trazido à cobertura de máteria orgânica. E várias vezes por escala. Assim uma fértil cobertura de húmo surgirá no tempo, chamada também como terra preta. Mais infos no link de Wikipedia sobre terra preta.

Também este projeto precisa uma residência permamente na nossa chácara para executar o projeto com sucesso, porque especialistas e expertos experientes neste seto como Dr. Chris Stührk (doutorado em biologia quem mora na Colônia na Alemanha no momento), um engenheiro ambiental brasileiro desde nosso bairro em Lucianópolis e Helton Josué Teodoro Muniz de Colecianando Frutas são necessários. Para conseguir autorizações de residência mais adequadas nós estamos procurando um instituto reconhecido nacionalmente e patrocinadores quem sustentam os nossos dois projetos "Bananas resistentes às geadas" e "Terra Preta". Primeiramente o Dr. Chris Stührk está procurando um instituto no Brasil no estado de São Paulo, para este ele poderia ficar ativo. Eu mesmo adquiri o meu conhecimento de bananas e experimentei ao longe dos anos, intercambiei com cientistas, mesmo com um pesquisador de banana Markku Häkkinen da Finlândia, nos internet fóruns e com amadores de banana, e também escrevi um livro sobre bananas na lingua alemão com o título "Tropische, subtropische und winterharte Bananen". Eu exerco a pesquisa das bananas como hobby, não tenho vestibular e nunha tenho estudado, mas um segundo grau muito bom que qualificar me para fazer o vestibular, era o melhor da classe, também tenho um certificado comenda da Cámara de Comércio da Nuremberg como o melhor da transição de ano da graduação do ano de 1991, eu terminei a minha formação como auxiliar de escritório com todas as honras. Isto prova um talento alto que só 3 de 1000 pessoas têm. Desde o ano de 2007 eu estou aprendando Português na aula privada. Eu podia mandar para o senhor um exemplar de referência do meu livro na lingua alemã (se o senhor não saber Alemão, poder usar a versão portuguesa do nosso website sobre bananas e nosso jardim espécial ao lado de lago como referência, se o senhor poder me possibilitar de solicitar talvez um visto de pesquisador o que a Polícia Federal em Bauru me sugeriu no dia 7 de janeiro de 2013 ao tempo que ela me rejeitou a prorrogação para a começa de março de 2013 por causa da nova lei de residência dos turistas como cidadões da região de Schengen (União Europeia) com exclusão de cidadões de Inglaterra, Irlanda, Polônia e Portugal e só dou me uma pequena prorrogação para o dia 1 de fevereiro de 2013.

No caso de sucesso do projeto as bananas podiam ser cultivadas nos mais lugares na nossa chácara que a nossa coleção das bananas podia ser ampliada e também mais e novas possibilidades para a criação das bananas podiam surgir na nossa chácara. Os conhecimentos e resultados também podiam ficar usado pelos vizinhos em Loteamento das Antas, mas também nas outras regiões do Brasil onde o floresta tropical ficou destruida e o solo deve revegetado para fazer capaz para agricultura novamente.

Qual instituto reconhecido nacionalmente e qual patrocinador com contatos com institutos reconhecidos nacionalmente querem ajudar nos? Por favor, contatar conosco pelo e-mail para o Sr. Dr. Chris Stührk (Alemão, Inglês e conhecimentos básicos de Português), Helton Josué Teodoro Muniz (Português) ou mim (Alemão, Português e Inglê), Joachim Jäck.

 

Aqui você vê realmente o solo arenoso sem cobertura de húmo.

Bananas perto de casa na grama na semi-sombra e perto de caixa de

água, você vê o solo vermelho que também está usado como

estabilizador do fundamento da nossa casa.

Aqui você vê bananeiras na manta com cobertura de máteria orgânica, as covas foram

preenchidas com solo vermelho e máteria orgânica antes de plantar mudas das bananas,

mas as bananeiras devem ficar irrigadas e acubadas várias vezes para garantir o sucesso,

elas também ficam na semi-sombra.

Ao lado de lago as bananeiras não precisam irrigadas por causa de alto nível do lançol freático,

elas também ficam na semi-sombra das árvores, a máteria orgânica se forma por causa de

vegetação e folhas caidas das árvores por si, o melhor lugar para as bananas na nossa chácara.

 

 

Criado por Joachim Jäck no dia 31 de outubro de 2013